terça-feira, 9 de outubro de 2012

Incompreensibilidade… Heteronímia

(não costumo escrever acerca de mim directamente, na primeira pessoa, mas desta vez é inevitável)
“Não sei quem sou… quero conhecer-me” … quantas vezes me deparo com tais expressões…
    Tento fazê lo, é um facto… mas sempre que o faço mais me confundo e acabo por ir contra os meus princípios, estes que tomam diferentes valores consoante o estado de espírito  O que me sinto hoje, posso considerar insólito amanha…
    Mas afinal, quem sou eu? Esta pergunta bate e bate no cérebro criando uma autêntica batalha, onde cada princípio tenta superar o outro e, no fim, “o caminho continua por explorar”…
   Resumindo, a força da minha personalidade reside unicamente em alguns valores fixos e indiscutíveis aos quais serei fiel até morrer. O resto funciona como água e azeite, não se fundem.
    Esta falta de formação acerca de mim mesma impossibilita-me de agir em diversas situações e uma delas é escrever… dependendo da minha aspiração, comporto-me de modos diferentes, escrevo diferente e, no fim, sinto o censurar por parte dos outros “eus” que me julgam, defendendo os seus valores e tentando dominar o rumo da história.
    E a esses mesmos “eus” , resolvi dar um nome e usa-los devidamente sempre que me exprimir através deles.
Iria Detori, Samanta Lee  - e a fusão das duas – Julieta C. .Irei desvendando-as (ou até mesmo conhecendo-as) à medida que se forem manifestando e expressando pelo escrita.
   No fundo, sei que todas as personalidades com que me identifico não passam de vontades excêntricas que vivem aprisionadas pela existência regras que as condicionam…


Julieta C.

2 comentários:

  1. Penso que é o que acontece, em maior ou menor grau, com menos ou mais frequência, com cada um de nós. Ainda que, por vezes, tenhamos a sensação de que os dias são iguais e de que a nossa vida não sai do lugar, cada dia é diferente do anterior e cada circunstância vai revelando facetas de nós que desconhecíamos. O importante é, dentro doa altos e baixos, conseguirmos manter um equilíbrio que assente num conjunto de valores que nos define e nos individualiza como pessoas. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ótima definição do nosso estado interior e desta instabilidade de personalidade que, de facto, deve ser comum a todos os seres pensantes... A uns mais que outros é claro... Gostei "deep" :)

      Eliminar